segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - LAURA ESQUIVEL

                                                              
Este foi meu segundo livro do desáfio literário; Foi um bom livro, gostei muito e no final me deixou com gostinho de quero mais, uma boa história com pratos que definitivamente não é para qualquer pessoa fazer, exige muito tempo e dedicação e muito amor com a cozinha; mas pelo menos para mim não foram questões que interfiram na minha leitura, adorei a história de Tita. É uma história muito bem construida, com um pouquinho de drama, felicidade e é claro também não poderia faltar do cômico; Apaixonei!
O livro é um livro gostoso de ler, que se insere bem mais no gênero gastronômico do que o que li anteriormente: "Mil dias em Veneza" e comparando os dois, gostei muito mais deste do que  o outro e olha que o outro não é ruim. Mas é que este a história é mais bem construida no sentido de que sempre há uma nova surpresa, um novo acontecimento;   É um livro que mostra como as personagens femininas são de fibra, são batalhadoras e auto suficientes em fazer tudo aquilo que precisam. Os personagens masculinos estão em um segundo plano e estas mulheres não precisam de nenhum” comando” destes homens;

       Ficha de Leitura
Tema: Literatura Gastronômica
Mês:  Janeiro

Um pouco sobre o mim
Eu sou o (a): Natália Silva

Moro em (Cidade/Estado - UF): Bela Vista – Goiás

Na net, você me encontra (Blog ou Site): www.natinhamn.blogspot.com

Neste mês, eu li:
Título: Como água para chocolate

Autor do livro: Laura Esquivel
                               
Editora: Martins Fontes

Nº de páginas: 205

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
(Conte-nos qual foi a sua primeira impressão ao ver a capa do livro)       

 Me lembrou um pouco Salvador Dali

O livro é sobre...
     
Como água para chocolate que tem como subtítulo Romance em Fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se cozinham e coalham amores e desamores risos e prantos...


Eu escolhi este livro porque...
        Como a leitura era gastronômica me interessei pela sinopse.       



A leitura foi...
 A leitura foi feita devagar no primeiro dia, no segundo dia feita mais devagar e no terceiro e quarto acho que me encontrei com o livro e achei fascinante, quando estava acabando fiquei com aquela impressão que a história ia terminar e eu ia ficar triste, dito e feito...
                   

O personagem que eu gostaria de “enforcar”é  “Mamãe Elena”   Por quê?

Ela é chata demais, fez coisinhas erradas, viveu um amor e depois em nome de tradição não quer a felicidade de Tita, dá muita raiva dela e da Rosaura também por ser quase uma cópia dela.


O trecho do livro que merece destaque:

“E assim como um poeta que brinca com as palavras, assim ela brincava prazerosamente com os ingredientes e com as quantidades, obtendo resultados fenomenais” p.56

“Quando os revolucionários chegaram, encontraram mamãe Elena na entrada da casa. Debaixo das anáguas escondia a escopeta, e ao seu lado estavam Rosalío e Guadalupe. Seu olhar se encontrou com o do capitão, que vinha no comando , e este soube imediatamente, pela dureza deste olhar, que estavam diante de uma mulher de fibra.”p.72 e 73)

“Enquanto recebia um beijo na boca, a mão de Pedro, tomando a sua, convidou-a para percorrer lhe o corpo. Tita imediatamente apalpou os duros músculos do braço e o peito de Pedro. Mais abaixo uma brasa acesa, que palpitava debaixo da roupa. Assustada retirou a mão, não pelo descobrimento, mas por um grito de mamãe Elena” P.81

....
A nota que eu dou para o livro:
         Concerteza 5 adorei o livro.







Um comentário:

  1. eu DEFINITIVAMENTE não gostei da escolha de Tita. sei lá, escolher o certo pelo duvidoso é meio estranho(quando tem alguem que ela ama, mesmo que não loucamente, espereando por ela). mas enfim, achei legal de qualquer jeito.
    beeijo

    ResponderExcluir